Em um cenário econômico no qual os livros – infelizmente – já pouco fazem parte do dia a dia dos brasileiros, o tão saudável e importante hábito da leitura levou uma grave estocada.
É que a rede de livrarias Saraiva – fundada há 104 anos e presente em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal – anunciou o fechamento de 20 lojas.
A Saraiva não é a única do setor com problemas. A Livraria Cultura entrou, dias atrás, com pedido de recuperação judicial por conta de atrasos no pagamento de editores. A mesma Cultura assumiu, no ano passado, a operação brasileira da rede francesa Fnac, que fechou todas as lojas no Brasil.
Em nota à imprensa, a Saraiva justificou o encurtamento de seu raio de ação com os desafios econômicos e operacionais do mercado.
Ainda apontou mudança na dinâmica do varejo.
O fechamento de unidades, reformas e até mesmo a abertura de novas lojas – segundo a rede – vêm na esteira da adequação a uma nova estratégia de negócios, mais enxuta e voltada para o digital.
A justificativa está amparada por números consistentes: as vendas pela internet cresceram e representaram 38,2% do total de vendas da rede no segundo trimestre de 2018.
Mas nem tudo está perdido. Os que apreciam a boa e velha “visita física” a uma livraria para pesquisar as obras por lá dispostas ainda estarão assistidos.
A Saraiva manterá 84 unidades no Brasil.
[Fonte: Folha Online // Ilustrada]
Atire aí a primeira pedra quem nunca tentou emagrecer e sofreeeuu quando percebeu que os esforços foram – ops! – em vão.
Atualização permanente no que tange a ferramentas de marketing é mais do que importante, hoje, para empresas que desejam catapultar a oferta de seus produtos / serviços.
E então você chega em uma loja dizendo a seguinte frase para o (a) vendedor (a):
LEIA MAISVocê tem uma intimidade grande com os números?
E então, depois de um dia cheio no trabalho, chegou a aguardada hora de descansar o corpo e dormir.
Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99