Já imaginou o que é, para alguém, de uma hora para outra, ter de se acostumar com a ideia de que nunca mais vai caminhar?
Muitas são as pessoas que ouvem (ou já ouviram) isso, assim, de chofre, de um médico.
Pois é, mas vem da Suíça uma invenção que pode – efetivamente – colocar fim ao decreto chocante.
A técnica – evidentemente pioneira – diz respeito a um implante elétrico desenvolvido por uma equipe da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) e instalado ao redor da medula espinhal.
Para que você entenda como age a novidade, primeiro tem de compreender o que provoca a paralisia.
O entrevamento acontece quando os impulsos do cérebro para as pernas são interrompidos por uma lesão. Na grande maioria dos casos, mesmo após o traumatismo, ainda há impulso, porém muito pequeno para conseguir criar movimento.
É aí que entra o implante que estimula o “arranque” e, assim, faz com que os pacientes caminhem.
Incrível, não?
E as contribuições da novidade não param por aí.
Os cientistas envolvidos ainda observaram que os movimentos – novamente possibilitados pelo implante – parecem ter, também, recuperado alguns nervos danificados.
Ponto para a Ciência!
[Fonte: G1 // Olha Que Legal]
Em um mundo em constante evolução, as demandas educacionais estão mudando rapidamente
LEIA MAISDescubra os Desafios Diagnósticos e as Abordagens Modernas de Tratamento
LEIA MAISDescubra como prevenir as principais doenças do verão e garantir seu bem-estar durante os dias mais ensolarados do ano.
LEIA MAISDescubra como uma celebração antiga se transformou em um dos feriados mais queridos ao redor do mundo, unindo tradições religiosas e culturais.
LEIA MAISEntenda como a campanha mobiliza esforços para conscientização, tratamento e direitos das pessoas vivendo com HIV e outras ISTs, e saiba como profissionais da saúde podem se especializar para enfrentar esses desafios.
LEIA MAISPós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99