Vamos conversar sobre a Educação Física e o desenvolvimento infantil?
Bem sabemos que a evolução do ser humano se dá a partir da integração entre a motricidade, a emoção e o pensamento.
Profissionais de Educação Física dispõem – na primeira fase da vida de seus alunos – de ferramentas bastante valiosas, que têm poder de estimular a referida expansão de forma bastante prazerosa: as brincadeiras, jogos e dos esportes.
O progresso infantil obedece a uma sequência motora, cognitiva (e afetivo-social), que ocorrerá de forma mais lenta ou mais acelerada, de acordo com os estímulos recebidos.
Logo, visto que cada fase de desenvolvimento dos pequenos tem suas próprias características, é necessário que sejam realizados estudos aprofundados sobre os métodos pedagógicos, as qualidades dos estímulos fornecidos e a atuação intencional do (a) profissional na aula de Educação Física.
É preciso que o (a) professor (a) de Educação Física leve em conta a peculiaridade de cada fase pela qual seus alunos passam, as particularidades de cada jogo, brincadeira ou esporte que possam auxiliar cada educando em seu desenvolvimento integral.
Dessa forma, as aulas de Educação Física podem se tornar grandes aliadas no processo de construção físico-emocional de futuros adultos que ainda estão no começo da vida.
[Fonte: Portal da Educação Física]
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