Atividade física e crianças.
Os dois termos, reunidos na mesma frase, necessariamente têm de provocar arrepios assim que se pensa na realização da imagem?
Claro que não!
Se o principal instrumento da Educação Física é o movimento (por ser o denominador comum de diversos campos sensoriais), quando aplicada para crianças, a partir da brincadeira e do jogo, a imaginação é “solicitada”.
E qual a importância desta?
Total!
É que se trata de um modo de funcionamento psicológico especificamente humano, que não está presente nos animais nem em crianças muito pequenas.
Conforme vai crescendo e adquirindo tal capacidade (a de imaginar), por meio da observação, imitação e experimentação das instruções recebidas de pessoas mais experientes, a criança vivencia diversas experiências físicas e culturais, construindo, dessa forma, um conhecimento a respeito do mundo que a cerca.
Por isso, por meio de estímulos prazerosos (como brincadeiras, jogos e o esporte em si), o/a profissional de Educação Física deve atuar na Educação Infantil dedicando-se a conhecer todos os estágios do desenvolvimento dessa fase.
Dessa forma ele/a, profissional, poderá contribuir – efetivamente – com um desenvolvimento mais harmônico nos campos motor, cognitivo e afetivo-social, “trabalhando a criança” na sua forma integral, de maneira – digamos – holística.
[Fonte: Portal da Educação Física]
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