Empreender.
Como este verbo tem sido reproduzido por aí, não? Já reparou?
No país em que estamos vivemos, marcado por um contingente imenso de desempregados, a inventividade de nossos conterrâneos salta aos olhos reforçando a ideia tão difundida por aí de que o melhor do Brasil, sem dúvida, são os brasileiros.
Já que o emprego foi embora (ou está difícil de conseguir o primeiro), que tal empreender? Ter o próprio negócio? Muitos estão seguindo por este caminho.
Mas será que tem idade certa para fazer isso? Será que lançar a pedra fundamental da própria empresa é coisa só para os mais velhos, com traquejo profissional, vivência e maturidade corporativa?
Claro que não!
Jovens também podem.
E devem.
Basta ter uma ideia executável na cabeça.
Como assim executável?
Vamos dizer que poderia ser traduzido por “nicho promissor”.
Continua não entendendo nada?
Vamos lá, a gente te explica.
Para obter sucesso na arte de empreender é preciso, antes, identificar um problema organizado (e urgente) que muitas pessoas tenham. Ou seja, uma demanda grande por algo que ainda não existe, mas você já idealizou. O tal nicho promissor que citamos ali em cima.
Com a necessidade identificada, o próximo passo é lançar mão de criatividade para atendê-la de forma bastante competitiva.
Assim que for construída a equação “problema organizado e urgente + solução muito eficaz + grande mercado consumidor”, não importa a idade ou a quantidade de recurso que a pessoa tenha no momento, se a administração for eficiente, o sucesso será certo.
Ah, tá achando essa conversa com cara de lero lero? Tá aí pensando que não pode ser tão “tranquilo e fácil” assim?
Bom, ninguém disse que é tranquilo e fácil, mas...sim, é perfeitamente executável. Basta ter vontade.
Quer um exemplo?
Vamos a ele.
Pense em um rapaz de 18 anos, com poucos recursos, que emprestou 500 reais de um parente para poder confeccionar ovos de chocolate em casa e, assim, fazer um dinheirinho na Páscoa?
Passada a Páscoa, o tal rapaz continuou a fabricar chocolates – trufas, mais especificamente – e foi oferecer nas padarias da região onde ele morava.
Sabe quem é este rapaz?
Alexandre Tadeu da Costa, dono da CacauShow, a maior rede de chocolates do mundo.
Como dissemos, imperturbável e simplíssimo não é, as barreiras para o empreendedor são muitas, é fato.
Mas pouca idade e falta de recursos não são impeditivos para quem tem uma ideia incrível na cabeça e muita vontade de fazer com que ela se torne realidade.
[Fonte: Exame.com]
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