Para entender a Sexta-Feira da Paixão


Eis, mais uma vez, aquela data em que costumamos ver procissões e reconstituições da Via Sacra, o caminho que Cristo teria percorrido ao carregar a cruz antes de morrer.

Trata-se de um dos rituais mais populares ligados à Sexta-Feira da Paixão.

Feriado móvel, a Sexta-Feira Santa sucede o fim da Quaresma, período de penitência de 40 dias que começa a seguir do Carnaval.

A escolha da data é feita – no dias atuais – de acordo com a primeira lua cheia após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). Isso significa que a Sexta-Feira Santa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Em tempos remotos – sempre de acordo com a tradição cristã – acreditava-se que a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, no dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário hebraico. Logo, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico contava o primeiro e o último dia, concluiu-se que Jesus morreu numa sexta-feira.

O dia comemorativo é o primeiro dos três que celebram a ressurreição de Jesus Cristo que, de acordo com a doutrina cristã, morreu na cruz para salvar os seres humanos dos seus pecados.

[Fonte: www.calendarr.com] 




Últimas Notícias

Práticas Sustentáveis para Preservar Nossos Recursos Hídricos

Postado por:

Com o Dia Mundial da Água recentemente celebrado em 22 de março, é o momento perfeito para refletirmos sobre práticas inovadoras que podem transformar a maneira como preservamos nossos recursos hídricos. 

LEIA MAIS

Transformação Digital na Advocacia: Adaptando-se ao Futuro da Prática Jurídica

Postado por:

A transformação digital está redefinindo a prática da advocacia, trazendo novas oportunidades e desafios para os profissionais do direito

LEIA MAIS

História da Linguagem Audiovisual: O Impacto do Cinema no Carnaval

Postado por:

O Carnaval é uma das celebrações culturais mais vibrantes e emblemáticas do mundo, e o cinema desempenha um papel fundamental na documentação e influência dessa festividade

LEIA MAIS

Preservação do Patrimônio Histórico: Prevenindo Tragédias

Postado por:

O Direito Ambiental fornece o arcabouço legal necessário para proteger o patrimônio histórico. 

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99