Chega aqui mais perto e responde para a gente....Você gostava de fazer a aula de Educação Física quando estava na escola?
Sim, a gente sabe que você fazia, o currículo escolar obrigava, mas a pergunta é: você fazia por que gostava ou porque era obrigado(a)?
Torcemos para que a sua resposta tenha sido a primeira, ou seja, que praticava esporte na escola porque gostava da ideia de mexer o corpo e, dessa forma, ser mais saudável.
Mas muitos foram os que participaram da aula de Educação Física bastante contrariados (ou simplesmente fugiram dela). Muitos foram e, pior, ainda são.
Mas o que fazer para tornar a Educação Física mais, digamos, atraente? Como conseguir que alunos entendam a importância dessa disciplina do currículo escolar?
O segredo está na forma escolhida para a proposta das atividades, para a aplicação da aula em si.
Não se pode perder de vista – jamais – que, seja na infância ou na adolescência, a Educação Física tem papel fundamental, importantíssimo, para o desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades cujo domínio será primordial no transcorrer da vida do(a) jovem.
E não somos nós que estamos falando. Profissionais atuantes há muito tempo na área, pesquisadores do assunto, são unânimes ao dizer que a educação física escolar é fundamental para – na fase da educação infantil – proporcionar a vivência das atividades motoras e depois – no Ensinos Fundamental 2 e Médio – para melhorar e aprimorar não só habilidades básicas, como também específicas. No Ensino Médio, o(a) aluno(a) ainda pode ser instrumentalizado(a) para que tome gosto pela atividade física e conscientize-se do quão importante esta é para a manutenção da saúde e da qualidade de vida. Quem sabe, no futuro, não vire até um(a) atleta profissional?
Pois é, são inúmeras as possibilidades deflagradas pela boa aplicação da educação física escolar.
A principal delas é a de contribuir – por meio do esporte – para a formação dos cidadãos do futuro.
Por isso, professor(a) de Educação Física que está lendo essa conversa, criatividade e capacidade de integração da turma são itens obrigatórios no seu repertório profissional.
[Fonte: Portal da Educação Física]
Descubra como a biomecânica e o treinamento adequado podem transformar seu desempenho na pista
LEIA MAISExplorando os mitos e verdades sobre linfomas e como as inovações estão transformando o cuidado com o paciente
LEIA MAISExplorando as razões por trás do crescente interesse de profissionais de diversas áreas pela saúde mental e as oportunidades de especialização que acompanham essa tendência.
LEIA MAISDescubra como o planejamento urbano e a sustentabilidade estão moldando o futuro das cidades e oferecendo novas oportunidades para profissionais da área.
LEIA MAISExplore técnicas eficazes para transformar desafios complexos em oportunidades de inovação e descubra como aprimorar suas habilidades criativas no ambiente profissional.
LEIA MAISPós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99