Descubra como a tecnologia evoluiu e quais são os desafios que ainda persistem nas previsões meteorológicas
Nos últimos 50 anos, a
tecnologia de previsão do tempo evoluiu significativamente, impulsionada por
imagens de satélite de alta resolução e computadores mais potentes. Apesar
desses avanços, ainda há desafios a serem superados. As previsões de sete dias,
por exemplo, têm uma precisão de cerca de 80%, segundo a Administração
Oceânica e Atmosférica Nacional (órgão dos EUA). Essa precisão diminui para 50%
quando se tenta prever o clima com 10 dias de antecedência.
Como Funciona a Previsão nos Aplicativos
Aplicativos meteorológicos, como o Weather Channel, utilizam uma combinação de dados públicos e algoritmos próprios para gerar previsões. Esses dados são coletados de boias nos oceanos e satélites, processados por supercomputadores que executam modelos matemáticos complexos. As previsões são então simplificadas para o usuário, mas a interpretação pode variar entre aplicativos, resultando em diferentes ícones e previsões.
Dicas para Evitar Surpresas Climáticas
Especialistas recomendam focar em previsões de curto prazo, de até três dias, para aumentar a precisão. Além disso, compreender o conceito de "chance de chuva" ou "probabilidade de precipitação" é fundamental, pois indica a probabilidade de ocorrer pelo menos 0,01 mm de chuva em uma área, e não a intensidade da chuva.
Impacto da Precisão nas Previsões
Um estudo da Universidade do Arizona sugere que melhorar a precisão das previsões em 50% poderia salvar até 2.200 vidas por ano nos EUA, especialmente em eventos de calor ou frio extremos. Isso destaca a importância de continuar aprimorando as tecnologias de previsão do tempo para minimizar riscos e salvar vidas.
À medida que nos aprofundamos nas nuances das previsões meteorológicas, é evidente que a comunicação eficaz desses dados é fundamental. Para aqueles que desejam se especializar, a Pós-Graduação Unincor oferece cursos de especialização EAD que podem enriquecer seu conhecimento em sua área:
• MBA em Comunicação e Jornalismo Digital: O curso busca aprofundar os conhecimentos dos profissionais de jornalismo, gestores de comunicação, empreendedores que atuam no espaço virtual e demais profissionais graduados nas diversas habilitações da comunicação social, nos processos e técnicas do jornalismo digital e nos conceitos e estratégias de geração de conteúdo para a prática do jornalismo e da comunicação nos espaços digitais.
• Gestão e Licenciamento Ambiental: Oferece aos profissionais um referencial teórico-prático para compreensão das etapas do processo de licenciamento ambiental, sobretudo, no que se refere à gestão dos recursos naturais, Lei de Crimes Ambientais e Direito Ambiental.
Esses cursos, entre outros oferecidos pela Unincor, estão disponíveis para quem deseja explorar mais no site da Pós-Graduação Unincor!
Referência: EXAME.
Disponível em:
<https://exame.com/tecnologia/por-que-os-aplicativos-de-previsao-do-tempo-nem-sempre-funcionam/>.
Acesso em: 04 dez. 2024.
Descubra como uma celebração antiga se transformou em um dos feriados mais queridos ao redor do mundo, unindo tradições religiosas e culturais.
LEIA MAISEntenda como a campanha mobiliza esforços para conscientização, tratamento e direitos das pessoas vivendo com HIV e outras ISTs, e saiba como profissionais da saúde podem se especializar para enfrentar esses desafios.
LEIA MAISUm estudo revela como a fofoca, frequentemente malvista, pode desempenhar papéis importantes na coesão social e na evolução das interações humanas
LEIA MAISDescubra como dedicar apenas alguns minutos do seu fim de semana à atividade física pode trazer benefícios significativos à sua saúde e bem-estar, segundo novas pesquisas.
LEIA MAISDescubra como a tecnologia evoluiu e quais são os desafios que ainda persistem nas previsões meteorológicas
LEIA MAISPós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99