E estamos em 2022!
Depois de mais um ano angustiante, de pandemia, adentramos um novo período no calendário.
Esperemos que 2022 seja muito melhor, não é mesmo?
Hoje, nós, da Unincor, passamos por aqui para te perguntar se você sabe qual a origem da celebração de Ano Novo em 1º de janeiro. Tem ideia?
Não?
A gente te conta...
Este momento em que um novo ano civil começa e um novo calendário anual é iniciado tem bases no calendário romano, lááá de antigamente.
Sim, apesar de existirem inúmeros calendários que permanecem em uso em certas regiões do planeta – e que calculam a data do Ano Novo de forma diferente – a comemoração ocidental tem origem num decreto do líder romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o "Dia do Ano Novo" em 46 a.C..
A gente disse que fazia tempo...
Bom, sigamos.
A explicação para o ano começar em 1º de janeiro está no fato de que os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões.
O primeiro mês do ano tem, inclusive, seu nome derivado justamente de Jano, que tinha duas faces (sendo, portanto, bifronte): uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado).
A título de curiosidade, vamos aproveitar e te contar – também – que a ordem dos meses no calendário romano vai de janeiro a dezembro desde meados de 700 a.C, por conta do rei
Numa Pompilius.
Ah! Vale saber ainda que foi só depois de 1751 que Inglaterra e País de Gales, por exemplo, aderiram ao Ano Novo em 1º de janeiro, viu? Até então o calendário reiniciava nesses lugares em...25 de março!
Curioso, não?
Feliz 2022!
[Fonte: Wikipedia]