Neste 8 de dezembro, o Brasil celebra o Dia da Justiça.
O registro no calendário tem por intuito render as merecidas homenagens ao Poder Judiciário brasileiro e a todos os profissionais que se empenham para que a justiça seja cumprida, com imparcialidade.
A data é um feriado forense, o que significa que, neste dia, as atividades dos órgãos do Poder Judiciário ficam suspensas, de acordo com o Art. 60. da Lei nº 11.697, de 13 de junho de 2008.
O Poder Judiciário – para que você saiba – é um dos três principais poderes da República no Brasil. Assim como o Legislativo e o Executivo, o Judiciário é essencial para o funcionamento da sociedade de uma nação, julgando a aplicação das leis e garantindo que sejam cumpridas.
Será que você sabe entre quais órgãos, o Poder Judiciário está divido?
Nós, da Unincor, vamos te contar!
São eles: Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais, Tribunais e Juízes do Trabalho, Tribunais e Juízes Eleitorais, Tribunais e Juízes Militares e Juízes dos Estados e do Distrito Federal.
O Dia da Justiça passou a figurar no calendário nacional por meio do artigo 5º do Decreto de Lei nº 1.408, de 9 de agosto de 1951.
Como já te contamos ali em cima, a data é considerada feriado em todo o território nacional, ou seja, no Dia da Justiça todos os fóruns e ofícios de Justiça não funcionam.
Por fim, mesmo só tendo sido oficializado em 1951, o Dia da Justiça é celebrado desde 1940 e é uma referência à imagem da Imaculada Conceição, padroeira da Justiça.
[Fonte: www.calendarr.com]