sistema.posgraduacaounincor.com.br

11 de outubro: Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Você sabia que hoje, 11 de outubro, é o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade?

Se não tinha ideia, nós, da Unincor, passamos por aqui para te contar.


A data, criada pela Federação Latino-Americana de Obesidade, foi reconhecida pelo Governo Federal em 1999 e instituída no Brasil – por meio da Lei nº 11.721, de junho de 2008 – como já te contamos, com o nome de Dia Nacional de Combate à Obesidade.


Combater e prevenir o problema são as propostas – urgentes – do registro de hoje, diante de uma questão que vem adquirindo proporções epidêmicas.


Sim! De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em um futuro muitíssimo próximo, cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos.


Pois é, os números são assustadores.


É por isso que a prevenção se faz mais do que necessária. E ela passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada.


É inquietante, mas a verdade é que o estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias. 


Vale lembrar que a obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. E que, dentre seus fatores causadores, como já abordamos lá no comecinho dessa conversa, estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais.


Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro – mais comum – utilizado é o do Índice de Massa Corporal (IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já as que têm IMC entre 25 e 29,9 são e portadoras de sobrepeso.


E você, está cuidando direitinho da sua saúde?


A gente sabe que a pandemia causou forte impacto econômico nos lares brasileiros, mas, em tempos de vacinação avançada e da possibilidade de um horizonte mais próximo do que chamávamos de “normal”, vale prestar atenção extra à alimentação e à sua saúde.


Cuide-se!


[Fonte: www.endocrino.org.br]