Vamos conversar sobre Filosofia?
Hoje, nós, da Unincor, passamos por aqui para te falar sobre alguns dos mais importantes filósofos da História.
Mas por que um filósofo teria seu nome registrado de forma tão importante?
Simples!
É que ele tem por função estudar e refletir sobre a natureza de todas as coisas e suas relações entre si, bem como seus significados. Procura, ainda, compreender a realidade do mundo e da condição humana, questionando os valores, conceitos, projetos e comportamentos, sejam eles individuais ou coletivos, pessoais ou sociais.
É dessa forma que ele “convida” a sociedade a pensar, refletir e é dessa maneira que pode mudar os rumos de uma sociedade.
Mas, como te dissemos acima, passamos por aqui para te falar sobre alguns dos grandes nomes da Filosofia, certo?
Vamos lá...
Começamos com Friedrich Nietzsche (1844-1900), que tem como principal obra o livro “Assim Falou Zarastustra”. Crítico corrosivo da ideia da existência de Deus, Nietzsche era um niilista (ou seja, em princípio, não via sentido na existência humana) e criou o termo “super-homem” para nominar um homem superior, capaz de transformar os valores estabelecidos e elevar a Humanidade. Foi extremamente combatido em vida, no entanto, inspirou diversos movimentos, como o Existencialismo de Jean-Paul Sartre.
O próximo da nossa listinha é Santo Agostinho, figura central dos primeiros anos do Cristianismo, que refletiu sobre a liberdade humana, o tempo e a eternidade. Ele defendia os conceitos de “predestinação” (a vida de todos seria previamente traçada por Deus) e de “graça divina” (a salvação não dependeria dos próprios humanos, mas da intervenção de Deus). Viveu entre 354-430 e suas principais obras são “As Confissões” e “A Cidade de Deus”.
Para finalizar, trazemos Platão, que viveu em Atenas, na Grécia, entre 427-347 a.C. Autor de obras relevantes na Filosofia como “Apologia” e “República”, teve grande influência na teologia cristã e na filosofia ocidental. Para ele, o homem vivia preso num mundo de sombras, sem conseguir ver a realidade. Foi o primeiro filósofo a produzir uma obra substancial que sobreviveu ao tempo. A Academia fundada por ele – considerada a primeira instituição de ensino superior do Ocidente – sobreviveu por mais de 800 anos.
E você, gosta de Filosofia? Quais outros representantes da Ciência que busca construir conceitos que servirão de base para diversas áreas do conhecimento você destacaria?
[Fonte: Revista Superinteressante]