Vamos conversar sobre Gestão de Pessoas?
Você sabe definir o termo?
Nós te ajudamos! Gestão de pessoas é o conjunto de medidas que são aplicadas a fim de administrar o capital humano. Essas ações envolvem diversas técnicas de recursos humanos.
É bom ter bastante claro que fazer um bom gerenciamento de recursos humanos não significa apenas ter uma liderança forte e comprometida com os resultados.
É preciso criar espaço para desenvolver e valorizar cada membro da equipe, evoluindo as melhores habilidades de cada, promovendo a satisfação mútua e a melhora de desempenho.
É por isso que é muitíssimo importante saber, entender direitinho, o que é – de fato – a Gestão de Pessoas.
Aquela imagem de chefe autoritário e intolerante já foi bem real, por muito tempo, no mercado de trabalho. E mesmo que siga resistindo – ainda – em alguns negócios, o modelo de liderança em questão está mais do que ultrapassado.
Lá na década de 80, a Gestão tornou-se mais estratégica, incluindo o departamento de recursos humanos no planejamento da empresa.
De lá para cá surgiram novas formas de administrar, não só o trabalho como, também, as equipes. E então planejamentos estratégicos – que englobam tanto a valorização de capacidades individuais e comportamentais, como os grandes avanços tecnológicos – passaram a fazer parte do dia a dia das empresas.
A partir do seu surgimento, o conceito “Gestão de Pessoas” englobou as estratégias empregadas no exercício relacionado ao capital humano de uma organização.
Muito mais do que a prática de bem-estar, tornou-se um recurso que viabiliza a retenção de talentos muito mais qualificados e motivados dentro de suas funções.
Como o próprio nome já adianta, esse tipo de gestão humaniza as organizações e o ambiente torna-se muito mais satisfatório (tanto para os líderes, quanto para o demais colaboradores).
[Fonte: blog.solides.com.br]