E parece que, enfim, depois de um período terrível, gerado pela pandemia da Covid-19, a luz começa a aparecer no fim do túnel para o comércio em geral.
Uma pesquisa da Fecomércio ouviu empresários sobre a opinião deles a respeito dos caminhos da Economia no país e 86% deles – atuantes nas áreas de comércio de bens, serviço e turismo – disseram que acreditam que seus negócios devem melhorar (ou melhorar muito) nos próximos três meses.
Feita em julho deste ano, a pesquisa traz resultados que – de fato – traduzem o otimismo do empresariado: um mês antes, em junho, a mesma pergunta foi feita e a resposta, naquele momento, foi de 76,7%.
Isso significa que a confiança cresceu.
Perguntados sobre quais são os principais fatores que – atualmente – limitam seus negócios, 45,6% dos empresários apontaram a demanda insuficiente, contra 52,7% em junho. Outros 47% assinalaram restrições financeiras (no mês anterior eram 45,3%). Para 13,5%, a falta de espaço ou equipamentos é o maior impeditivo, sendo que, na sondagem anterior, este índice era da ordem de 10,7%. E, por fim, a falta de mão de obra foi apontada por 9,3%, contra 9,7% registrados no mês anterior.
A julgar pelo primeiro número, ao que parece, com a vacinação em amplo andamento, os consumidores – aos poucos – estão voltando às compras.
Torçamos pelo rápido restabelecimento da economia nacional.
[Fonte: Portal iG // Economia]