Sabia que adotar uma dieta mais saudável faz bem não apenas para o seu organismo como, também, para a saúde do planeta?
Sim, sim!
Foi o que revelou um estudo publicado – recentemente – no PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences, publicação oficial da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos).
Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores envolvidos analisaram dados de 37 países (64% da população global). Eles compararam a adoção de dietas recomendadas por órgãos de saúde e os impactos ambientais destas.
Impactos ambientais das...dietas?
Isso mesmo que você leu!
Ao longo da análise, os estudiosos observaram que a adoção de dieta salutar em países de renda alta atuou, de forma efetiva, por exemplo, na diminuição (de 13% a 24%) degases causadores do efeito estufa!
Acredita?
Tá, mas...o que tem a ver uma coisa com a outra?
A gente te explica!
É que dieta pouco saudável (que prioriza produtos de origem animal) é feita, essencialmente, de produtos que – para serem produzidos – geram impacto na natureza.
De que jeito?
Por conta do desmatamento (realizado para criar os espaços de pastagem para animais), que libera CO2 para atmosfera e, também em razão dos gases produzidos – e lançados no meio ambiente – pela digestão desses animais.
Por isso é ainda mais válida a recomendação de que a alimentação adequada é aquela que tem alimentos frescos (como frutas, carnes e legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas) como base.
Pois é, “o seu bife de cada dia” é um agente poluidor do meio ambiente!
Você tinha noção disso?
[Fonte: G1 // Bem Estar]