Visto que estamos no finalzinho da Semana do Meio Ambiente, que tal falarmos sobre um personagem importante neste contexto, o (a) ambientalista?
Você sabe como ele (a) atua na sociedade?
Se não tem muita certeza, nós, da Unincor, te contamos...
Em essência, este (a) protetor (a) do meio ambiente pode atuar tanto em redes de interações informais que não têm afiliação organizacional como, também, em organizações de graus variados de formalidade que estão envolvidas em ações coletivas motivadas por identidade compartilhada de preocupação com questões socioambientais.
Ou seja, é a pessoa que se identifica com a luta pela proteção de um ecossistema e das pessoas e animais que ali vivem.
Agora indo um pouco mais longe, será que você sabe alguma coisa sobre a história do Ambientalismo?
Não? Então nós vamos te contar também...
O primeiro registro humano de consciência ambiental data de, pelo menos, 5.000 anos atrás, quando sábios védicos elogiavam as florestas selvagens, os taoístas pediam que a vida humana seguisse os padrões da natureza e Buda ensinava compaixão por todos os seres sensíveis.
Interessante, não?
Fato é que a história humana é rica de lições sobre a importância de restringirmos nosso poder humano e cuidarmos do mundo natural.
E em quais áreas um (a) ambientalista pode atuar?
São inúmeras, mas podemos destacar, por exemplo, direitos animais, preservação dos recursos naturais, demarcação de terras indígenas, consumo consciente, gentrificação (modificação do espaço urbano), veganismo, clima e poluição do ar.
Viu? Agora você já sabe um pouco mais o que é ser ambientalista!
[Fonte: www.ecycle.com.br]