Se te perguntarmos o que acha que uma pós-graduação em Educação Física Escolar acrescentaria à sua carreira, qual seria a sua resposta?
Há tempos que estudos vêm sendo realizados neste sentido, com o intuito de “clarear” os caminhos para aqueles que atuam na área.
Um desses estudos, publicado na Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, lá em 2005, alertava que o campo da formação profissional em Educação Física – em relação às práticas de formação continuada – vinha se assentando em cursos de pequena duração, atualizações e atividades de repasse de conhecimentos, mas que a formação dos professores para espaços tão complexos (como são as escolas) precisava superar tais perspectivas.
Neste estudo (“A formação continuada e o desenvolvimento profissional do professor: paradigmas, saberes e práticas nos cursos de especialização em Educação Física Escolar”), o autor registrou que a configuração da profissão docente de um determinado país representa um processo de idas e vindas constantes entre um nível intra e internacional e que a avaliação conduzida por ele ocupou-se de discutir, particularmente, a formação continuada em Educação Física.
Seguiu pontuando que os cursos de especialização eram, em sua opinião, interessantes visto que, por terem mais de 300 horas de curso, propiciavam aos professores o acesso a níveis subsequentes em sua formação.
Porém, ele advertia que um curso de formação de professores pode seguir diferentes direções, nem todas ajustadas à efetiva melhoria da profissão.
Isto posto, trazendo para os dias atuais, em sua opinião, profissional de Educação Física, qual o papel da pós-graduação (seja qual for o desmembramento) na sua área? O que oferece à carreira?
Qual modelo você acha que o ensino deveria seguir? Quais competências deveria conferir?
[Fonte: Portal da Educação Física]