Sabe o Bluetooth, essa tecnologia que tem aí no seu celular e que você usa para conectar dispositivos fixos e móveis?
Então...ela foi conhecida pelo mundo em 1999 e, se você já parou para pensar que – em tradução livre, o nome significa “dente azul” – vamos te contar umas curiosidades a respeito da facilidade tecnológica nascida na virada do milênio.
A principal delas requer que viaje conosco para alguns séculos atrás, com destino aos países nórdicos da Europa.
É que o – digamos – "Bluetooth original" foi Harald Gormsson, apelidado de Blatand (Dente Azul, em dinamarquês), rei da Dinamarca de 958 a 986, e também da Noruega (quando a conquistou, a partir do ano 970).
Existem inúmeras versões justificando tal apelido. Uma delas diz que o monarca dinamarquês tinha um dente azulado (ou escuro) por conta de uma doença.
Pois é, e não é que, um milênio depois, o apelido foi resgatado justamente no Vale do Silício, o núcleo do território americano que concentra muitas das principais empresas de tecnologia do mundo?
Bom, para sintetizar a história toda e te ajudar a entender a correlação, vamos te contar que, em 1996, durante uma reunião de gigantes da indústria de computadores, Jim
Kardash (da Intel) encontrou paralelo entre a nova tecnologia que estava desenvolvendo e um livro que lia naquela época.
A tecnologia era a que possibilitava comunicação, sem fio, entre diferentes dispositivos. E o livro era “The Long Ships”, um romance que narra as aventuras dos vikings revelando de que forma Harald "Bluetooth" Gormsson conseguiu unificar as diferentes tribos dinamarquesas sob sua coroa.
Bingo! Estava batizada tecnologia de conectividade por ondas curtas: Bluetooth!
O site oficial da Bluetooth informa que, na época, Kardash afirmou: "O rei Harald Bluetooth ficou famoso por unificar a Escandinávia da mesma maneira que estávamos tentando unificar as indústrias de computadores e celulares com uma conexão sem fio de curto alcance".
Interessante, não?
[Fonte: www.bbc.com]