Você já parou para pensar na qualidade da Pedagogia no Brasil?
Já se deu conta de que é dos cursos da área que têm saído os responsáveis pela educação das novas gerações de brasileiros?
Pois é, a grande pergunta é: face ao atual quadro, desolador, da Educação no país, quem é que desejamos à frente das salas de aula nas escolas?
Você pode ter respondido aí que este alguém deve ser muito bem preparado culturalmente e cheio de energia para estimular os aprendizes, massss, será que estes professores estão saindo bem preparados e, verdadeiramente, dispostos a enfrentar o desafio que é ensinar no Brasil.
Levantamento recente apontou que, atualmente, a situação dos cursos de Pedagogia no país é de extrema agonia.
Por quê?
Porque tais cursos têm atraído pessoas colocadas no nível mais baixo das notas do ENEM. E a situação dos cursos de licenciatura não difere muito do recrutamento dos alunos, o que significa – na prática – que, cursos concluídos e profissionais no mercado, os currículos estão longe do que seria adequado.
Diante disso, qual a melhor providência para garantir que possamos ter bons professores nas escolas?
A resposta é uma só: investir em qualificação adequada para eles.
Ou seja, para termos um ensino de qualidade nas escolas é preciso – antes – constituir uma formação sólida e rica para os futuros professores e não apenas investir em qualificação para aqueles que já lecionam.
[Fonte: Veja.com]