Sempre ouvimos dizer que – especialmente quando se trata do mundo corporativo – é premente a adaptação ao novo para que uma empresa se mantenha alinhada às demandas do mercado e, dessa forma, não fique ultrapassada, certo?
Pois é a mais cristalina verdade!
Mudaram as prioridades no mundo do trabalho. E muito!
Não apenas as necessidades dos consumidores são muito diferentes, como também os princípios dos colaboradores são outros.
Mesmo diante desse cenário incontestável, ainda existem as companhias que fazem vistas grossas e se mantêm resistentes às mudanças.
Qual o resultado disso?
A perda de boas oportunidades de negócio.
E quem quer perder chances que podem não se repetir mais?
Pois é. Como já mencionamos são muitas as empresas que ainda cometem erros crassos e seguem dando passos para trás na competição de mercado.
Quais são estes passos?
A gente te conta alguns.
O primeiro deles é que felicidade gera produtividade. Quem ainda não entendeu que colaboradores precisam ser bem tratados para que possam produzir está com o empreendimento seriamente comprometido.
Não prestar atenção ao cliente é outro problema e bem sério. Foi-se o tempo em que pensava-se que se alguém não estivesse satisfeito com o serviço oferecido, outro apareceria no lugar e tudo bem. Atualmente é grande a oferta no mercado e, naturalmente, vai ganhar quem oferecer a melhor solução para o consumidor. E como saber o que o cliente quer? Interagindo com ele.
Uhmm, mas e a concorrência, hein?
É preciso ficar de olho nela!
A qualquer momento, aquele que oferece os mesmos produtos/serviços pode ter uma “sacada de gênio”, desenvolver uma nova estratégia e...
...para os que acham que acompanhar as tendências é uma bobagem (estando o mercado super competitivo) é só pegar o carimbo e – pam! – “decorar” o negócio: ultrapassado!
Outros pontos que merecem atenção especial são:
- a empresa vive um luxo desnecessário (o espaço adquirido é enorme, o maquinário de produção é gigantesco e foram contratados muitos funcionários a mais, o que imobiliza o empreendimento financeiramente)?
- sustentabilidade, para a companhia, é apenas uma palavra bonita, que faz parte da campanha de marketing?
Se a resposta para ambas as questões foi sim, é fato, o negócio não vai durar muito tempo.
É preciso estar sempre – muito – atento a fim de que a organização da qual se faz parte possa seguir adiante, saudável e competitiva.
[Fonte: Exame.com]