Chega aqui mais perto e conta para nós....Você – que ocupa cargo de gestão na área comercial – ainda tem as planilhas como grandes aliadas para os seus processos cotidianos?
Ihhh, tá atrasado (a), hein?
Tudo bem, tudo bem, a gente bem sabe que – com elas – era possível consolidar dados e produzir relatórios a um baixo custo, maaass, o tempo passou, né?
E a gestão de clientes em Excel está, como se diz por aí, pra lá de obsoleta.
É, por mais que você tenha feito uma careta aí, a verdade é que a sua gestão de clientes em Excel precisa ter um fim. E imediatamente.
Os motivos não são poucos.
O recurso em questão oferece dificuldade de atualização de dados, gera relatórios que apresentam maior margem de erro, oferece risco (real) de perda de informações e, por conta da longa espera de consolidação de dados para fechamento de relatórios, acaba por comprometer a tomada de decisões e a agilidade do negócio como um todo.
Tá, mas o que fazer então?
A dica é usar os sistemas de CRM (sigla para Customer Relationship Management ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente). Uma das maiores vantagens dessa ferramenta é o ganho estratégico para a gestão comercial e da empresa como um todo.
O recurso permite definir modelos de relatórios e consolidá-los em poucos minutos, viabilizando análise constante dos resultados da companhia, bem como – se necessário – rápida identificação de necessidade de mudanças de rota.
Interessante, não?
Aposente o Excel aí!
[Fonte: www.agendor.com.br]