sistema.posgraduacaounincor.com.br

Atividade física: confira os prós e os contras da prática de exercícios nos diversos períodos do dia

Pois é, fim de ano chegando e, lá vamos nós, testemunhar aquele pessoal que – depois de um ano inteiro só na promessa – enfim vai se matricular na academia.

Motivo?

Projeto-Verão!

Tá, mas já que a galera resolveu – finalmente – cuidar da saúde, qual seria o horário mais apropriado para a prática de exercícios?

Especialistas respondem apontando os prós e os contras de cada período do dia.

Vamos lá...

Para quem gosta de ideia de chegar à academia para acordar o galo, a primeira vantagem é o fluxo de frequentadores. De manhã tem bem menos gente. Além disso, uma pesquisa publicada em 2013 revelou que é possível queimar até 20% a mais de gordura corporal se o estômago estiver vazio (bem mais fácil no início do dia do que em qualquer outro horário).

É, mas também tem desvantagens.

Durante o período da manhã, os níveis do cortisol (o hormônio do stress) estão mais altos. E este cortisol pode provocar o armazenamento e acúmulo de gordura, além da perda da massa muscular. Ou seja, se o objetivo é emagrecer, o melhor negócio é deixar o galo fazer o trabalho dele e só aparecer na academia bem mais tarde.

Vamos ao pessoal da hora do almoço...

É preciso ter em mente – bem claro – que a refeição deve ser feita depois do exercício. Comer antes causa desconforto e faz com que o sangue (que deveria trabalhar nos músculos) fique concentrado no estômago por conta da digestão.

Por isso, vale anotar, na hora do almoço, se for muito necessário se alimentar antes do exercício é recomendado fazer um lanche leve, cerca de 30 ou 45 minutos antes de ir para a academia, ok?

Ah, mas ainda tem o pessoal da “noitada”...ouuu...a galera do “Corujão”.

Como vantagem podemos citar – ainda de acordo com estudos – que a temperatura do corpo atinge o pico no fim da tarde, o que pode aumentar a força muscular e a resistência cardiovascular.

E como desvantagens de treinar em companhia da lua (poético, não?) apontamos a superlotação característica do horário (o que dificulta o uso dos aparelhos) e o cansaço ao final do dia, que pode – efetivamente – caracterizar empecilho (já que mente e corpo podem estar exaustos, o que diminui a força de vontade e o ritmo de treino).

 E então?

Diga aí...

Você já treina ou vai começar agora, de olho no “shape do Verão”?

Qual horário combina mais com você?

Conta para a gente!


[Fonte: Veja.com]