Já ouviu falar na realização de cálculos que usam métricas para descobrir o investimento e o lucro que cada cliente traz para uma empresa?
Pois é, eis uma ferramenta fundamental para avaliar a “saúde de um negócio”.
Tal recurso é muito usado por empresas que não vendem a propriedade de um produto, mas sim o acesso a um serviço.
Esse tipo de empreendimento conta com uma dinâmica completamente diferente dos tradicionais, visto que, em vez de fazer um único investimento – no ato da compra – o consumidor faz uma assinatura, o que significa valor mais baixo, diluído em mensalidades.
Mas, como saber se o ganho que clientes trazem para as empresas é, de fato, maior que o investimento que estas fizeram para conquistá-lo?
É aqui, neste ponto, que voltamos a falar das métricas citadas lá no comecinho. E existem várias.
Uma delas é o Custo de Aquisição por Cliente (CAC) e representa o valor que a empresa gastou para adquirir novos clientes.
Como encontrá-la? Simples, deve-se somar os gastos (considerando vendas e marketing) e dividir pelo número de novos contratos no mesmo período.
Outra métrica importante é a Margem Bruta. Trata-se da porcentagem que representa o que sobrou da receita (excetuando-se os custos para a produção do serviço, como desenvolvimento, suporte, customer success e infraestrutura).
Ficar de olho nas métricas e tê-las como auxiliares permanentes na condução de um negócio é fundamental para a tomada de decisões que determinem os rumos de uma empresa.
Elas, as métricas, são as respostas reais que todo(a) empresário(a) precisa ter para saber se o esforço investido em um negócio teve – ou não – resultados convincentes.
[Fonte: Portal Administradores]