sistema.posgraduacaounincor.com.br

Tá difícil resistir aos lanches? Se seu médico reclamar diga que a culpa é toda do....mecanismo evolutivo!

Olha que beleza?

Você consultou endocrinologista, nutricionista e está com a dieta certinha para seguir. Agora o “projeto emagrecer” sai!

Pois é, mas o fim de semana já está quase aí (amanhã é dia de “sextar”) eeee você sabe que, no horizonte provável, estão sanduíches, batata frita ou qualquer outra opção de refeição que contenha a combinação de gordura e carboidrato, certo?

Como fazer para cuidar da saúde diante de tanta tentação?

Fique sabendo que – se você já visualizou a dificuldade que vai ter – não se trata de deficiência de força de vontade. É um mecanismo puramente evolutivo.

Oi? Como assim?

Isso mesmo!

Segundo um estudo publicado, recentemente, no periódico científico “Cell Metabolism”, o cérebro humano tem predisposição a desejar alimentos que combinam muitos carboidratos e gorduras.

Ai, ai, ai...E esta agora, hein?

A pesquisa mostrou que o sistema de recompensas do cérebro (responsável pela liberação de dopamina, também conhecido como hormônio do prazer) é ativado assim que imagens de refeições com tal combinação entram no nosso campo de visão.

A razão, como já te contamos, está no mecanismo evolutivo.

Vamos te explicar melhor.

Para justificar tal forma de operar do cérebro humano, os estudiosos envolvidos fizeram uma comparação com a alimentação dos nossos ancestrais (que comiam – principalmente – alimentos de fontes naturais, que não continham a combinação gordura-carboidrato).

Visto que produtos calóricos como os sanduíches e a batata frita que citamos lá começo ainda são – relativamente – novos (se comparados aos alimentos naturais), o que acontece é que o cérebro ainda não evoluiu o suficiente para lidar com as reações desencadeadas por eles.

E quer saber mais?

Enquanto a tal evolução não acontecer, você vai ter que continuar fazendo, mesmo, um mega esforço para resistir às guloseimas que, certamente, os profissionais de Saúde que você visitou não vão gostar nadinha de saber que você anda comendo...

Boa sorte!

[Fonte: Veja.com]