sistema.posgraduacaounincor.com.br

Abdominal não faz perder a barriga! O que contribui para a definição do corpo é a combinação de exercícios físicos regulares e dieta calórica adequada

Em tempos nos quais as pessoas – ao que parece – estão mais dedicadas a cuidar da saúde, natural que na esteira de tal desvelo venha, também, a preocupação com a estética, com a boa forma.

Neste contexto, ao menor sinal de uma barriguinha saliente...opa!...vamos já para a boa e velha série de abdominais lá na academia (no parque, na praia, onde preferir)!  

Espera aí um pouquinho! E se a gente te dissesse que o exercício abdominal não deixa a barriga trincada?

Ops!

Como assim?

Foi o que revelou um estudo que teve como objetivo principal comparar os efeitos de um programa de dieta, sozinho, com o treinamento de resistência abdominal associado à restrição alimentar. 

A proposta foi avaliar gordura abdominal subcutânea espessura de gordura, (dobras cutâneas) e perímetro da cintura das mulheres com sobrepeso e obesidade.

Participaram do estudo 40 mulheres com sobrepeso e obesos divididos aleatoriamente em 2 grupos: dieta única e dieta combinada com 12 semanas de treinamento de resistência abdominal.

Foram coletadas a perimetria da cintura e do quadril e a dobra cutânea abdominal de todos os indivíduos participantes do estudo. As medidas foram feitas no início e 12 semanas após as intervenções. Além disso, a espessura de gordura subcutânea abdominal dos indivíduos foi medida utilizando o exame de ultrassonografia, (percentual de gordura corporal e massa corporal magra). 

Passadas as referidas 12 semanas de duração do experimento, o que se observou foi que a massa dos participantes – em ambos os grupos – diminuiu, porém, a diferença entre os dois grupos não foi significativa.

Outras variáveis avaliadas – como gordura abdominal subcutânea, perímetro da cintura, perímetro do quadril, índice de massa corporal, percentual de gordura corporal e espessura da prega cutânea – também foram reduzidas em ambos os grupos, porém, também sem diferenças significativas.

O que podemos concluir disso?

Falando o português (beeemm) claro: fazer abdominais – sem dieta associada – não vai te fazer perder barriga!

O que vai fazer seus abdominais reverterem em definição é a adequação de sua ingestão calórica, levando – claro – sempre em conta suas necessidades calóricas somadas ao gasto calórico total.

Anotou aí, né?

[Fonte: Portal da Educação Física]