Já vem de longe o interesse da Humanidade pela manipulação de substâncias que, unidas nas medidas certas, transformam-se em remédios, itens de higiene / perfumaria e produtos de limpeza.
E os “alquimistas” que se especializaram em fazer essas misturas perfeitas voltadas para os mais diversos fins ganharam nome: farmacêuticos.
Hoje, 20 de novembro, esses profissionais são homenageados no calendário brasileiro.
Se a pedra fundamental da profissão-farmacêutico foi a atuação dos antigos boticários e apotecários (aquele que preparavam e vendiam seus elixires para os enfermos que encontravam pelo caminho) que extraíam matéria-prima da natureza, hoje, o quadro é completamente diferente.
Os profissionais de Farmácia do século XXI desempenham suas atividades utilizando materiais sintéticos (e alguns fitoterápicos) processados a partir do conhecimento agregado, por meio de ensino superior regulamentado, e sempre amparados pelas tecnologias atuais.
Mas por que será que celebramos a profissão neste dia, você sabe?
A ideia partiu do farmacêutico Oto Serpa Grandado. Em 7 de janeiro de 1941 – durante reunião da Associação Brasileira de Farmacêuticos – ele questionou seus pares sobre o motivo pelo qual não existia um dia especial para comemorar a profissão. Afinal, todas as outras profissões já contavam com uma data comemorativa!
O Conselho Federal de Farmácia só iria reconhecer o Dia do Farmacêutico muito tempo depois da referida reunião, em 23 de janeiro de 2007, por meio da Resolução nº 460.
Tá, mas e o por quê do dia 20?
É que neste dia comemora-se o aniversário da Associação Brasileira de Farmácia, que surgiu em 1916.
Parabéns, farmacêuticos brasileiros!
[Fonte: http://www.farmaceuticas.com.br]