Comer tomate pode te ajudar a respirar bem melhor, especialmente se você já foi fumante, sabia?
Tá aí sem entender o que tem uma coisa a ver com a outra?
Calma que a gente te explica...
É que – de acordo com um estudo realizado pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, em Baltimore (EUA) – uma dieta equilibrada e rica em tomates pode, efetivamente, salvar vidas.
Para chegar a tal resposta, estudiosos analisaram a dieta de 680 adultos e avaliaram, ao longo de dez anos, o desempenho deles em teste de espirometria (que afere volume de inspiração/ expiração e velocidade com que tais movimentos são executados).
O que os pesquisadores descobriram, ao final da avaliação, foi que uma dieta rica em frutas (como o tomate, por exemplo) é muito eficiente para desacelerar a perda progressiva de função pulmonar, especialmente entre ex-fumantes.
Mas quem nunca fumou também pode se beneficiar, viu?
“A análise sugeriu, também, que uma alimentação rica em frutas pode diminuir o processo de envelhecimento do pulmão, até mesmo em casos de pessoas que nunca fumaram”, explicou Vanessa Garcia-Larsen, professora-assistente da Johns Hopkins e principal autora da pesquisa.
Viu aí?
Então já sabe...seja qual for o seu caso, coma tomate! Só vai fazer bem.
Ah, mas é importante frisar: o efeito foi observado apenas naqueles que consumiram frutas in natura, ou seja, o alimento em estado natural.
[Fonte: Veja.com]