Descubra como identificar os sinais da meningite, entender as diferentes formas da doença e proteger-se de maneira eficaz.
O que é Meningite?
A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Essa condição pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Identificar o agente causador é fundamental para um tratamento eficaz.
Quem Pode Ser Atingido?
Embora qualquer pessoa possa contrair meningite, crianças menores de 5 anos e indivíduos com sistema imunológico comprometido são mais vulneráveis. A doença deve ser diagnosticada rapidamente por um clínico geral ou neurologista para evitar complicações graves, como sequelas permanentes ou até a morte.
Tipos de Meningite
• Viral: Causada principalmente por enterovírus, mas também pode ser devido a herpes simples, HIV ou zika. Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e rigidez no pescoço. O tratamento geralmente envolve repouso e antitérmicos.
• Bacteriana e Meningocócica: Causada por bactérias como Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Neisseria meningitidis. Os sintomas são febre, dor de cabeça e rigidez na nuca. O tratamento inclui antibióticos e o diagnóstico é feito por exames laboratoriais.
• Asséptica: Pode ser provocada por pancadas, drogas ou doenças crônicas como lúpus e câncer. Não é causada por agentes infecciosos.
Transmissão
A meningite viral e bacteriana é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato com saliva ou secreções respiratórias. Crianças entre 6 meses e 1 ano são as mais suscetíveis, pois ainda não desenvolveram anticorpos suficientes.
Sintomas
Os sintomas variam conforme o tipo de meningite, mas geralmente incluem:
- Confusão mental
- Convulsões
- Dor de cabeça intensa
- Febre alta
- Sensibilidade à luz
- Manchas vermelhas na pele
- Rigidez no pescoço
- Excesso de sono
- Vômitos
Em crianças e bebês, pode haver choro alto, irritabilidade e moleira inchada.
Prevenção
Vacinas são a principal forma de prevenção contra alguns tipos de meningite. Outras medidas preventivas incluem evitar aglomerações e manter uma boa higiene.
Vacinas Disponíveis:
• BCG: Aplicada nos primeiros dias de vida.
• Meningocócicas Conjugadas C: Administrada no terceiro e quinto meses de vida.
• Pneumocócica Conjugada 10-valente: No segundo e quarto meses de vida.
• Meningocócica ACWY: Entre 11 e 12 anos.
• Pentavalente: Dividida entre segundo, quarto e sexto meses de vida.
Sequelas
A meningite pode causar sequelas se não for tratada adequadamente. As mais comuns incluem problemas nos ossos, dificuldades motoras, dificuldades de aprendizagem, epilepsia, incontinência urinária e perda de audição ou visão.
Para os profissionais da área da saúde que desejam se especializar e aprimorar suas habilidades no cuidado e manejo de pacientes com condições neurológicas e infecciosas, a Unincor oferece cursos de pós-graduação EAD que podem ser de grande valor. A seguir, destacamos alguns cursos altamente relevantes:
• Farmácia Hospitalar: Qualifica profissionais para atuarem em ambientes hospitalares, onde o manejo de medicamentos é vital para o tratamento de doenças como a meningite.
• Fisioterapia Neurofuncional: Importante para quem deseja trabalhar na reabilitação de pacientes que podem ter sequelas neurológicas.
• Enfermagem do Trabalho: Proporciona conhecimento aprofundado para a prevenção e manejo de doenças infecciosas no ambiente de trabalho.
Esses cursos são indicados para aprofundar conhecimentos e melhorar a prática profissional. Para mais informações sobre esses e outros cursos, acesse o site da Pós-graduação Unincor e descubra todas as opções disponíveis para você.
Referência: HOSPITAL MOINHOS DE VENTO. Entenda mais sobre a Meningite. Disponível em: https://www.hospitalmoinhos.org.br/blog-saude-e-voce/entenda-mais-sobre-a-meningite. Acesso em: 04 ago. 2024.